Evidenciando o aprendizado em línguas na nossas escolas, obtenho de uma grande preocupação como mediadora de inglês em inserir o ensino de línguas de uma maneira extremamente prazerosa que desenvolva o cognitivo de nossos alunos, focando principalmente “o ensinar de uma maneira diferenciada” motivando e despertando nossos alunos para as aulas de inglês.
Apesar do curto prazo para cumprir nosso trabalho, tenho desenvolvido alguns projetos juntamente com as professoras regentes.
No ensino infantil nesse bimestre, estou desenvolvendo 3 projetos: Circo, Fofinho e a Arca de Noé.
Neste primeiro projeto, conversei com os alunos para verificar quem já havia ido ao circo e o que eles tinham visto por lá, ou seja, colhi conhecimentos prévios, pois o assunto estava meio distante para eles ainda.
Diante dessa situação, pude inserir o vocabulário de inglês em algumas músicas em português, trabalhando de uma maneira lúdica por meio de brincadeiras os animais em inglês.
No projeto Fofinho trabalhei novamente os animais da história e irei confeccionar alguns personagens, trabalhando em conjunto com a informática educacional, produzindo um trabalho de arte cibernética.
Já no projeto Arca de Noé, irei trabalhar a intertextualidade, utilizando uma história paralela “ A arca de ninguém" demonstrando os animais de diferentes espécies.
Irei utilizar muito o método musical, pois acho que trabalhar com o lúdico, alem de despertar a oralidade torna o aprendizado mais prazeroso. Nas aulas expositivas utilizarei lustrações no Power Point e alguns animais que fazem parte da realidade dos alunos.
Devemos sempre ir além, não ficando presos apenas em softwares e materiais prontos, pois é necessário aproximar o aprendizado de línguas a realidade desenvolvida em sala de aula, sempre produzindo esses recursos quando necessário.
No ensino fundamental também tenho desenvolvido os projetos a pedidos pela coordenação de minha escola.
Portanto, acredito que a junção e adaptação de conteúdos de sala de aula com as aulas de inglês enriquece ainda mais o desenvolvimento cognitivo.
Mediadora de Inglês: Marisa Lopes Lira
2 comentários:
Mediar uma aula de Inglês exige arte e dedicação e você as têm Marisa. Parabéns!
Parabéns Marisa pelo seu trabalho.Você é uma professora muito competente e determinada.
Postar um comentário