Trabalhar datas comemorativas utilizando o recurso tecnológico é uma alternativa que explora a interdisciplinaridade .
Os alunos menores utilizaram o recurso do Paint para ilustrar as datas, desenvolvendo a coordenação motora, noção espacial, conceitos tecnológicos e outros.
Já os alunos maiores utilizaram diversos recursos da internet como vídeos no youtube sobre o tema, pesquisa de imagens e pesquisa histórica.
Confira um pouquinho das datas comemorativas do mês de abril !
DIA 18 DE ABRIL DIA DO LIVRO
O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.
“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que o mesmo dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.
Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil, brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.
Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.
Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.
Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.
Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.
Fonte: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-nacional-livro-infantil.htm
DIA 19 DE ABRIL DIA DO ÍNDIO
O Dia do Índio, é comemorado no dia 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas através do decreto-lei 5540 de 1943, e relembra o dia, em 1940, no qual várias lideranças indígenas do continente resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. Eles haviam boicotado os dias iniciais do evento, temendo que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos “homens brancos”. Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitosdos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril.
Fonte: http://www.colorirepintar.com/desenhos-para-colorir/dia-do-indio-19-de-abril.html
Dia de Tiradentes - 21 de Abril
Na época em que estava acontecendo a escassez do ouro, muitos mineiros cessaram o pagamento do quinto. Mas o Rei de Portugal criou a “Derrama”, obrigando que fossem pagos todos os impostos atrasados.
Com toda esta situação, foi formado um grupo de revoltosos, e esta revolta ficou conhecida como a Inconfidência Mineira, que tinha como propósito, a independência de Minas Gerais. Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes era um dos líderes desta revolta.
Quando a revolta dos mineradores foi descoberta pelo governador, a Derrama foi suspensa e foi ordenado que os líderes desta revolta fossem presos.
Durante 3 anos, Tiradentes ficou preso, até que no seu julgamento foi condenado a morte, todos os outros representantes que também estavam condenados, foram inocentados por Tiradentes.
No dia 21 de abril de 1792, Tiradentes foi levado à forca. Foi enforcado e esquartejado.
Muitos anos após a morte de Tiradentes, ele foi reconhecido como um grande herói do início da história da Independência do Brasil, e mais de 150 anos depois foi decretado como feriado nacional o dia 21 de abril como o dia de Tiradentes.
Fonte: http://www.colegioweb.com.br/datas/dia-de-tiradentes21-de-abril
Dia do Aniversário de Brasília - 21 de Abril
Esse não é um aniversário considerado comum por causa da idade que essa capital brasileira estará completando em abril desse ano, já faz 50 anos que essa cidade brasileira foi construída para ser a capital oficial desse país, antes a capital brasileira era Salvador que hoje só é a capital da Bahia. O único problema dessa capital é a política corrupta que rege esse país que poderia ser um exemplo para outros países, mas é só ligarmos a televisão e vermos algum político desviando dinheiro, outro comprando propriedades para sua família inteira, outros já preferem pedir propinas que diversas vezes foram gravadas por algumas pessoas de dentro do governo.
As emissoras de televisão não estão comentando sobre esse aniversário que vai acontecer no dia 21 de abril desse ano, a causa de não comentar sobre esse aniversario são as diversas polêmicas que estão envolvendo essa cidade histórica, uma polêmica que envolve o governador dessa capital. O governador foi filmado recebendo pacotes de dinheiro e agora está envolvido na polêmica do ano, a pior parte dessa gravação é na hora em que ele tenta esconder essa pacote de dinheiro na meia.
O responsável pela construção dessa nova capital brasileira foi Juscelino Kubitschek que pediu para um grande arquiteto projetar essa capital, Oscar Niemeyer também teve uma grande participação na construção de brasileira que completará 50 anos de idade, sem esses dois brasileiros não daria para ver brasileira como capital do brasil.
Dia do Descobrimento do Brasil – 22 de abril
Terra à vista! No dia 22 de abril de 1500 uma esquadra comandada pelo português Pedro Álvares Cabral avistou um pedaço de terra e o batizou de Monte Pascoal. Depois os portugueses ancoraram, fizeram os primeiros contatos com os habitantes (os índios tupis e tapuias) e passaram a chamar o lugar de Ilha de Vera Cruz. E, por fim, Brasil acabou sendo o nome definitivo das novas terras (por causa do pau-brasil, árvore de madeira avermelhada existente em nosso litoral).
Tudo isso aconteceu porque Portugal tinha interesse em conquistar novas terras e ampliar o comércio com o Oriente. Daí desenvolveu modernas técnicas de navegação e embarcações mais seguras. Pedro Álvares Cabral comandava uma frota que se dirigia às Índias, mas um desvio na rota levou ao descobrimento do Brasil e ao início do domínio português na América do Sul. A notícia da descoberta foi dada ao rei de Portugal (D. Manuel I) por Pero Vaz de Caminha, escrivão da expedição de Cabral.
O pau-brasil foi o primeiro produto a ser explorado pelos portugueses no país. E somente em 1532 foi criada nossa primeira vila, a de São Vicente. Nessa época, foi introduzido o cultivo de cana-de-açúcar e instalados os primeiros engenhos, tendo início a colonização do país.
Fonte: http://www.ibge.gov.br/7a12/voce_sabia/datas/data.php?id_data=24